Todo fã e de rock e mais específicamente heavy metal conhece as cavalgadas, que na verdade são ritmo de locomotiva. Uma base cadenciada que dá um ritimo reto, frenético, acelerado, como um cavalo a galope ou um trem. É aquele "tchanãnãnã tchanãnãnã tchanãnãnã tchanãnãnã" essencial para a galera bangear, bater a cabeça, balançar durante o momento de catarse, de se perder na múscia. Mas esse efeito não é exclusivo do rock, tampouco foi inventado pelo heavy metal. Quem teve a ideia de um ritmo de locomotiva foi o compositor tcheco Antonín Leopold Dvořák. Ouça o "Quarteto de cordas nº 12 'Americano" a partir de 20:30. Note o ritmo que se parece com um trem em funcionamento.
Heitor Villa-Lobos foi ainda mais explicito, porém poético, com sua peça "Trenzinho Caipira" parte das "Bachianas Brasileiras".
Os africanos escravizados nos Estados Unidos criaram um estilo de música, um blues, levado pelo ritmo dos trens. Cantado ou apenas com gaita de boca, as oscilações da locomotiva também serviram de ritmo para o Blues.
Mas o andamento de trem, a galopada do heavy metal começou a tomar forma pouco antes do estilo surgir e uma década antes do Iron Maiden lançar suas bases mecânicas e aceleradas. No segundo álgum do Yes, Time and word de 1970. Ouça a faixa "Then" a partir de 2:28.
Steve Haris, o dono do Iron Maiden sempre fez questão de salientar que suas influências para o som de sua banda eram o rock progressivo. Este trecho da música do Yes demonstra bem isso. Podemos também ver a "galopada" de contrabaixo, ou ritmo de trem, na faixa "Dancing with moonlinght" do álbum "Seeling England by the pound". Ouça a partir de 2:23.
Se quiséssemos teríamos dezenas de exemplos de conceitos seminais do rock progressivo que com uma distorção mais radical de guitarra deram forma ao heavy metal como conhecemos. Mas tudo começa com Dvorak e sua admiração por trens e pelo "ritmo" do funcionamento de seu motor.
Comentários
Postar um comentário