ARTIGO: FIGURA DE AÇÃO: coisa de adulto.


        O colecionismo de brinquedos é um fenômeno mundial. A cada ano, impulsionado por franquias cinematográficas e pelo saudosismo daqueles que não esqueceram parte de sua infância, o mercado de figuras de ação e miniaturas cresce vertiginosamente.


.

Loja Limited Edition, São Paulo


Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) o comércio de bonecas e bonecos (que é a linha na qual se enquadram as figuras de ação) vem crescendo cerca de 17,5% desde de 2008(http://www.abrinq.com.br/download/O%20Desempenho%20do%20Setor%20-%202012.pdf). 


        Curiosamente entre 2007 e 2009 foram lançados grandes filmes, com suas belíssimas linhas de brinquedos, como Homem Aranha 3, GI Joe, X Men 3, Batman: o cavaleiro das trevas e o marco definitivo na produção dos filmes da Marvel Iron Man 2.
Figura de ação Homem Aranha Marvel Legends Toy Biz, 1:12/Box Homem Aranha.

Batman e Bane da linha Movie Masters The Dark Kight Rise Mattel, 1:12/ Trilogia Batman.


Homem de Ferro Mark 5 Hasbro, 1:18/ DVD Homem de Ferro 2.

Batle Blades Bumblebee Deluxe Class Hasbro, 1:36/ Trilogia Transformers.

Prova de que o mercado de coleção de figuras de ação se sustenta em colecionadores e não em crianças são informações recentes de recuo nas vendas em 2012 e 2013, divulgadas pela Hasbro que, junto com a Mattel, são as maiores fabricantes de bonecos. O fato se deu devido ao direcionamento das linhas para o mercado infantil, colocando nas lojas figuras de menor qualidade, baixa fidelidade com as personagens e poucas articulações. Resultado, itens encalhados nas prateleiras.

Figura Woverine Imortal Hasbro, 1:18 fotografada numa loja de departamentos.ossui apenas 5 pontos de articulação.

Figura O Espetacular Homem Aranha, Hasbro, 1:18, com 29 pontos de articulação.

        Animados pelos grandes block busters trintões e quarentões do mundo todo se preparam para os grandes lançamentos das grandes marcas para adquirirem seus personagens favoritos.
Figuras Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Nick Furry, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra, Hasbro, 1:18/DVD Avengers.

        Não que seja algo infantil, ou um sintoma de problemas na infância. Diria que é uma característica humana querer uma lembrança ou símbolo daquilo que admira. Desde os tempos mais remotos o homem faz imagens de seus heróis, ou Deuses.
Estes objetos são antiga cidade mesopotâmica de Uruk, datando de mais de 2000 a.C. Especula-se que se tratam de brinquedos

        Hoje não é diferente, buscamos guardar ícones de estereótipos humanos que admiramos, e com os quais nos divertimos, seja lendo histórias em quadrinhos, assistindo desenhos animados, jogando vídeo games ou, o que hoje é mais popular, assistindo a filmes.

Figura Professor X Marvel Legends Toy Biz, 1:12/Box X-Men.

        Os colecionadores podem se diferenciar, privilegiando determinadas escalas de bonecos ou veículos, focar em certos universos, como Star Wars ou Marvel, ou ser um colecionador mais eclético, que curte as figuras de ação e as escolhe pela beleza, riqueza de articulações ou simplesmente porque gostou do item.


Figura O Justiceiro Marvel Legends Toy Biz, 1:12/DVD O Justiceiro em zona de guerra.

        As marcas podem variar, como já citamos as mais populares são Hasbro e Mattel, mas há um universo vasto de fabricantes. Algumas se focam exclusivamente em certos universos, outras dividem com Hasbro e Mattel algumas figuras que delas são exclusivas, fazendo lançamentos em escalas alternativas. As escalas mais comuns são 1:18, bonecos  de 10 cm, e 1:12, figuras com 16cm de altura. A Hasbro é a detentora dos direitos para fabricar nestas escalas figuras do universo Marvel e do universo transformers e o universo DC ficando por conta da Mattel.

Figuras Thor Marvel Legends Hasbro e Superman DC Movie Masters Mattel, escala 1:12.

                No Brasil a Hasbro detém maior presença no mercado, sendo poucos os seus itens não lançados aqui. Já a Mattel ainda não entrou completamente, tendo lançado apenas as figuras 1:18, sendo que se você quiser bonecos de 16 cm terá que recorrer à importadores.

Coleção Movie Masters Man Of Steel Mattel, 1:12.


        Os canais mais comuns de compra de figuras de ação na internet são o Mercado Livre, onde você pode encontrar grandes pechinchas como pode ser descaradamente explorado. Há hoje muitos sites novos que trazem figuras diversas, inclusive os caríssimos, e extremamente bem acabados Hot Toys. Outra opção de aquisição, que geralmente é mais barato, são vendedores particulares que são encontrados em redes sociais.

Figura Hulk Marvel Selec, Diamond Toys, 1:10/DVD O Incrível Hulk.

                Fato, colecionar figuras de ação pode não ser um hobbie muito barato, mas certamente custa menos do que fumar ou beber. Posso considerar que, se você for comedido e não comprometer seu orçamento com brinquedo, colecionar pode ser muito saudável, divertido e curtir sua coleção, fotografar os modelos, é um passatempo muito relaxante e desestressante.

Transformers Leader Class, cerca de 30 cm, e Optimus Prime Masterpiece Takara, todos com cerca de 30 cm.



Acima de tudo considero que colecionar é cultura.









Comentários

  1. Poxa muito legal a reportagem!!! Legal mesmo!!! Você já viu um bonito box com a trilogia Transformers (achei nas Lojas Americanas)? Amigo creio que você tenha se enganado quando escreveu: "As escalas mais comuns são 1:18, bonecos de 10 cm, e 1:18, figuras com 16cm de altura", acho que o outro seria 1:12. Realmente fiquei surpreso quando vi a "coleção" de figuras do novo filme do Wolverine, só 5 articulações chega a ser pobre demais!!! O ninja da coleção me lembra até os "Foot Ninjas" das Tartarugas Ninjas. A situação fica pior quando comparamos está a do filme solo do Logan anterior, onde apesar do filme não ter sido tão bom teve ótimas figuras, você até adquiriu uma que eu saiba. Novamente parabéns pela reportagem, pelos toys e filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo.

      Primeiramente, muito obrigado por prestigiar meu trabalho.

      Segundo: obrigado pela correção, já alterei no texto, valeu.

      Terceiro: pois é, quanto a linha Wolverine confesso que antes de ver a linha fiquei animado, pensei que seriam figuras da mesma qualidade de X-Men Origins, mas é aquilo alí, do jeito que falou, parece bonequinho das Tartarugas Ninja.

      Excluir
  2. Olha amigo pra não me estender muito em um único comentário, vou continuar neste. Caso não saiba, já é certo que a Linha da Hasbro "Marvel Universe" como conhecemos seja descontinuada e venha algo como "Avengers Infinite" em 2014, talvez focada mais nos filmes e mais nas crianças [triste]. Caso não saiba também ano que vem lançarão coleções à parte da Marvel Legends tradicional, com o nome "Marvel Legends Infinite" com um aumento de preços para 20 dólares nos EUA [Espero que não seja repassado aqui], que contará até com figuras boas. Espero ter lhe ajudado, caso já saiba fica a intenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas informações.

      Bem, eu já vi algumas figuras dos Avengers Infinite, por enquanto são reaproveitamentos dos moldes que já saíram, algumas possuem um jogo de cores diversificado. Mas, é uma pena, essa linha Avengers, como já demonstrei num vídeo de comparativo, é fraca, e Marvel Universe é, até então, o supra sumo das figuras de heróis 1:18.

      Quanto ao preço dos Legends, bom, não tem o que fazer, vamos nos conformar e pagar, é assim que funciona. Nossa única esperança é que venham a encalhar nas lojas para que os preços caiam.

      Bem, colecionar pode ser cultura sim, mas também é caro.

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas. Com relação ao que você escreveu dos toys encalharem nas lojas já tive uma experiência própria em uma loja aqui da minha cidade havia uma Madame Máscara da Série Arnim Zola que se eu não me engano, logo quando chegou custava 100 reais e nós sabemos que o preço "mais correto" é 80 reais, depois de alguns meses de estar encalhada apareceu o preço de 70 reais, então mais ou menos um ano depois consegui ela por 56 reais com apenas alguns pequenos problemas de desgaste na embalagem. Pena que com lojas como RiHappy, PBKids e Americanas isso não costume ocorrer. Apenas fico triste por não ter vindo pra cá o Fantomex que você tem e eu completaria o Arnim Zola. Mais uma vez para bens pelo trabalho!

      Excluir
    3. O Nelson Bendasoli do Facebook sempre traz dele a uma faixa de 55 reais.

      Quanto a encalhar, eu comprei várias figuras do filme GI Joe por dez reais, dois anos após o lançamento do filme. Encalhe total.

      Excluir
  3. Outra experiência que já tive e espero ter por muitas e muitas vezes é a das lojas colocarem preços errados nos toys (digo "errados" porque eles eram todos novos). Certa vez encontrei bonecos semelhantes a estes que você está postando dos Filmes do Indiana Jones por 6 reais e 50 centavos cada, outra vez, que até já comentei aqui, encontrei a coleção do primeiro filme da G.I Joe por 8 reais cada e por ultimo encontrei Marvel Universe por 15 reais. Tenho esperança que isso sempre se repita e nos tenhamos dinheiro para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sonho muito em encontrar isso não, mas uma vez comprei o álbum brando dos Beatles, que é duplo, pelo preço de um simples. Foi erro do funcionário que cadastrou os preços.

      Excluir
  4. Eu queria comprar a figura do espetacular homem aranha, como que eu faço para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, me perdoe o descaso, mas só agora que vi essa questão.

      Olha, dá uma procurada no Mercado Livre, talvez encontre o que procure, ou encomende com esses vendedores:
      Vendas Nizos
      https://www.facebook.com/messages/t/100008283135282

      e

      Cristian Bairros
      https://www.facebook.com/christian.bairros.1

      São perfis do Facebook, eles conseguem tudo.

      Excluir

Postar um comentário