Sou youtuber…

 

                Minha conta no Youtube existe desde 2006. Pois é, ele só começou a ter canais brasileiros em 2007. Naquela época eu só assistia a alguns vídeos, não pensava em produzir conteúdo. O que começou a me chamar a atenção no Youtube foi justamente o conteúdo relacionado a Transformers. Comecei a colecionar brinquedos por conta dos Transformers, mas especificamente por conta deste vídeo do canal Dinastia Transformers:

   

            Não é exatamente o mesmo da época, o Fábio Whitaker substituiu o original por uma versão atualizada. Em fim, logo em 2007 decidi fazer alguma coisa para o meu canal, e em 13 de outubro de 2007 gravei um stop motion com o Transformers Ratched Voyager class. Tosco, mau feito, imagem ruim, tudo extremamente sem profissionalismo. Mas esse vídeo deu visualização. Até o momento, em 06 de maio de 2022 ele conta com 10.018 visualizações, muito para o meu padrão.

   

        Segui fazendo vídeos descompromissados com os brinquedos, stop motion, demonstração de funcionamento como nos vídeos dos Bebês Shrek:

   

        Isso marcou minha vida. Digo porque os dois primeiros vídeos do canal foram gravados quando ainda morava com meus pais. Já os dos Bebês Shrek gravei assim que me casei e, obviamente, me mudei para nossa casa. Fiquei dois anos sem postar nada no canal. Minha atividade como colecionador era a de publicar fotos no Orkut e posteriormente no Facebook. Em 18 de dezembro de 2010 volto a publicar, dessa vez um vídeo de uma exposição que fiz em Apucarana com meu amigo Rômulo:

   

             Em 9 de setembro de 2012 começo a produzir conteúdo com mais regularidade. Inicio uma série chamada Vídeo diorama. O primeiro foi esse vídeo com uma figura do Wolverine na escala 1:18 um Tumbler. Coisa boba, mas me diverti fazendo:

   

                Em novembro de 2012 decido oficializar os trabalhos no canal. Posto um vídeo chamado “Colecionar é Cultura” com o depoimento de um colecionador de São Paulo chamado Tibira, que tinha um programa no History Channel chamado “Caos”. Removi o conteúdo. Mas na mesma dada, 11 de novembro de 2012 começo este blog. Já tinha um blog chamado Fraterarez a Pós Modernidade, no qual postava conteúdos variados, crítica política, teoria, história e um pretenso humor. Saiu do ar por falta de atualização. A segunda postagem do blog foi justamente para divulgar o primeiro vídeo diorama supra citado: https://fraterarezcolecoes.blogspot.com/2012/11/primeiro-video-diorama-do-canal.html As postagens seguem com vídeos dioramas até 12 de outubro de 2012 com um vídeo de comparativo dos Transformers Bumblebee’s deluxe class. Foi muito legal, na época tinha todos os moldes de Bumblebee deluxe lançados até então. Esse vídeo teve um certo sucesso, contou com o apoio e a divulgação da Dinastia Transformers, que passava por um hiato. Até a data de hoje esse vídeo atingiu 1.158 visualizações. Modesto, mas para mim é muito relevante, confira:

   

                Segui fazendo vídeos com temas, mostrando vários brinquedos, falando de escala, compra de brinquedos, dioramas etc. Tudo muito sem jeito, mas eu estava satisfeito em fazer isso. Em 03 de novembro de 2012, super empolgado, começo um quadro que logo abandonei, o de entrevistas. O primeiro foi esse, com meu amigo Rômulo, mostrando sua coleção:

   

                Depois fiz algumas entrevistas via Skype, com amigos colecionadores até do exterior. Mas não gostei muito de fazer isso. Em 18 de novembro de 2012 comecei o que realmente me satisfazia, revisão de brinquedo. O primeiro foi uma aquisição que até hoje é muito importante na minha coleção, o Batman Revoltech:

   

                    O canal segue minúsculo, insignificante, e com as vídeo revisões e vídeo dioramas. O Youtube nunca divulgou muito meu conteúdo. Acho que além do conteúdo não ser relevante, da minha fala não ser cativante, tem o fato de eu usar trilhas sonoras. Isso foi uma característica do meu canal por anos, em todo vídeo de revisão, ou de tema, eu fazia um breve clipe comentando a trilha sonora (sugestão do meu amigo Janúncio) e seguia com a música do referido álbum como música de fundo. A coisa se diversifica somente em 18 de abril de 2013 quando crio o quadro Fraterarez Coleções Relâmpago. Vídeos menores, bem rápidos, sobre figuras de escala 1:18, Marvel Universe e Gia Joe, por exemplo. O primeiro foi da Tempestade dos X Men: 

   

                Segui fazendo muitos vídeos que me foram muito satisfatórios. Nunca com grande audiência, como esses vídeo dioramas:

   

   

                    E Vídeos dioramas sobre discos que comprava. Mais tarde isso me levaria a criar o canal História da Música, mas esse é outro assunto:

   

                Fiz também séries específicas, como as revisões de figuras do universo Thor, nos quais além de comentar a trilha sonora falava de mitologia nórdica:

   

                E cheguei a fazer alguns vídeos que são únicos no Youtube, como já me disseram nos comentários como esse do Punhos de Ferro Netflix:  
                
                    Esse relativamente bem sucedido do Dr. Octopus Toy Biz do filme do Homem Aranha 2:

   

                    Em 4 de abril de 2020, no início da pandemia, começo um quadro chamado Papo de Colecionador, com a participação de amigos, a princípio o meu grande irmão Tiago Mialich:

   
    
        Logo depois iniciei as lives, a primeira um teste em 02 de maio de 2020 e logo depois a definitiva: 

   

                Pandemia, trabalho remoto em casa e junto com amigos criamos o Toy da Noite, todo domingo a noite. Escolhíamos um tema, reuníamos amigos, geralmente Marcelo Ormond, do canal Autobotio, Tiago Mialich, do Studio Planeta Alternativo, e eu.

   

                    Nesse período de pandemia o canal começou a crescer, contando com apoio de amigos, como o saudoso Jivago Calango Nerd, o Marco do Reviews Transformers entre outros. Em Já em abril de 2020 atingia os mil inscritos. Até o Fábio da Dinastia Transformers me felicitou num vídeo. A comunidade de colecionadores fez menção. E aí tive acesso a aba comunidade a fazer lives pelo celular. Em fim, hoje sigo com o canal, esporadicamente faço uma revisão, vez ou outra uma live sempre com os amigos e lanço muitos shorts vídeos. O canal hoje tem 1844 inscritos. Tem vídeos que passaram de 20 mil visualizações. Nada de querer monetizar. Não acredito que consiga, não trabalho para isso. Sigo com o Fraterarez Coleções por passa tempo, curtição mesmo. Sou mesmo grato a todos que acompanham. Só que o canal está no ar a tanto tempo que certamente uns 70% dos inscritos nem acompanham mais, eram crianças quando se inscreveram e hoje perderam o interesse. Mas esse é um registro da minha vida que está na plataforma disponível ao público até quando o Youtube manter. Acredito que um dia a plataforma tornará inativas contas de poucos acessos, e nessa certamente Fraterarez irá. Independente disso deixo um humilde e despretensioso legado. 

                     E como eu sempre digo, vamos colecionar, porque colecionar é cultura. Valeu.

Comentários